O Instituto da Infância (IFAN) é uma associação sem fins lucrativos, independente, sem filiação a partidos políticos nem a instituições religiosas, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza (CE) e atuante na Região Nordeste do Brasil.

Através da Gestão de Conhecimentos, o IFAN pretende contribuir com o desenho de tecnologias sociais inovadoras focalizadas nas infâncias e fomentar novas políticas públicas a nível municipal. Pauta sua atuação na análise e Interpretação das infâncias com base na Sociologia da Infância e teorias afins de Desenvolvimento Infantil e na Convenção dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança do Adolescente.

O IFAN propõe uma atuação na forma de associação participativa focada na criança e no adolescente, reconhecidos como sujeitos ativos e competentes e pautado na ideia de que cada ser humano deve participar, de modo completo e assertivo, das atividades e decisões que lhe concerne, em condições de respeito e igualdade.

Paradigmas

Análise e Interpretação das infâncias com base na Sociologia da Infância e teorias afins de Desenvolvimento Infantil.

Perfil

Instituição de Pesquisa-Ação sobre a Infância.

Valores
Associação participativa, cujo propósito de seu trabalho, provém da inerente dignidade e igualdade de cada ser humano e de sua assertiva e completa participação nas atividades e decisões que lhe concerne.

Associação focada na criança, para esta ser um agente ativo em seu próprio desenvolvimento.

Associação independente, sem propósito político e/ou filiação religiosa.

Associação responsável para aqueles que trabalham com ela.

Associação colaborativa, cujo propósito de seu trabalho com o outro é baseado em respeito, dignidade e transparência na visão e missão institucional.