Projeto Mosaico FACIL

O nome Mosaico FACIl vem das palavras Família, Afeto, Convivência, Infância e Ludicidade, que são os temas nos quais serão embasadas todas as interações com as famílias participantes. Inicialmente está sendo desenvolvido na Comunidade Rural de Aranaú, no Município de Acaraú, Região Norte do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. A concepção do projeto é…

Saiba mais

Projeto Atitude Legal

Iniciado em setembro de 2016, o Atitude Legal é um projeto do Instituto da Infância – IFAN em parceria com a Kindernothilfe – KNH para o desenvolvimento de ações no período de 5 anos no bairro Vila Velha, com o intuito de reduzir a violência doméstica como prática cotidiana no trato social e afetivo entre…

Saiba mais

Projeto Conectação

O Projeto Conectação tem como objetivo geral consolidar a participação infantil e juvenil por meio da metodologia de educomunicação buscando incidir sobre políticas públicas para a infância e primeira infância. O projeto é executado pelo Instituto da Infância (IFAN) em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Acaraú.…

Saiba mais

Projeto Sem Acidentes na Infância e Adolescência

O Projeto Sem Acidentes na Infância e Adolescência tem como objetivo fomentar a prevenção de acidentes domésticos e de trânsito com crianças e adolescentes no município de Acaraú. Público Alvo: Crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 13 a 18 anos, além de famílias e profissionais. O projeto é executado pelo Instituto da…

Saiba mais

Projeto Hora de Cuidar

O Projeto Hora de Cuidar tem como objetivo Potencializar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 12 anos, na Unidade de Acolhimento no município de Acaraú, considerando para isto a relação criança-criança, criança-instituição e criança-instituição-família-comunidade. O projeto é executado pelo Instituto da Infância e conta com financiamento da Fundação Telefônica Vivo. Público Alvo: profissionais…

Saiba mais

Projeto Elo de Saberes

O Projeto Elo de Saberes, em 2016, teve como objetivo fomentar saberes de competência leitora e midiática para garantir direitos e melhoria de aprendizagem das crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Acaraú/CE, a fim de proporcionar uma melhor atuação no mundo globalizado. Sua continuidade em 2017 busca fomentar a efetivação e disseminação…

Saiba mais

Projeto Compromisso Vivo

O Projeto Compromisso Vivo: Direito da Criança e do Adolescente, é uma parceria do Instituto da Infância – IFAN e Fundação Telefônica, com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú. O norte do Estado do Ceará é onde esta localizado o projeto. Mais precisamente na micro região do Vale do Acaraú. OBJETIVO Fomentar fatores protetores…

Saiba mais

Projeto Parques Infantis

O Programa Parques Infantis – PPI representa um caminho para repensar a Infância e, em especial, a infância rural. Consistindo na construção de Parques Infantis, oferece lazer e interação à família, comunidade, mobilizando-as em torno de questões concernentes à criança. Os motivos que levaram à realização do programa: – Possibilidade de atuar com a educação…

Saiba mais

Projeto Estação do Brincar

Foi demandado ao IFAN em 2006, a elaboração de uma proposta de intervenção, em consonância com a temática da Transição Escolar e paradigmas do Programa Infância Rural do Nordeste (PIRN – FBvL – IFAN)) novas diretrizes pra Educação Infantil rural do município de Redenção. Partindo das demandas e potencialidades detectadas no Diagnóstico Situacional desenvolvido pelo…

Saiba mais

Projeto Brincar Vir-Ver

É um Projeto do Instituto da Infância – IFAN em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos – SDH para o desenvolvimento de ações junto às mães presidiárias do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF e seus filhos até 11 anos. OBJETIVO GERAL DO PROJETO Fomentar o fortalecimento os vínculos afetivos e…

Saiba mais