Projeto Atitude Legal

Iniciado em setembro de 2016, o Atitude Legal é um projeto do Instituto da Infância – IFAN em parceria com a Kindernothilfe – KNH para o desenvolvimento de ações no período de 5 anos no bairro Vila Velha, com o intuito de reduzir a violência doméstica como prática cotidiana no trato social e afetivo entre…

Saiba mais

Projeto Conectação

O Projeto Conectação tem como objetivo geral consolidar a participação infantil e juvenil por meio da metodologia de educomunicação buscando incidir sobre políticas públicas para a infância e primeira infância. O projeto é executado pelo Instituto da Infância (IFAN) em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Acaraú.…

Saiba mais

Projeto Sem Acidentes na Infância e Adolescência

O Projeto Sem Acidentes na Infância e Adolescência tem como objetivo fomentar a prevenção de acidentes domésticos e de trânsito com crianças e adolescentes no município de Acaraú. Público Alvo: Crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 13 a 18 anos, além de famílias e profissionais. O projeto é executado pelo Instituto da…

Saiba mais

Projeto Hora de Cuidar

O Projeto Hora de Cuidar tem como objetivo Potencializar o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 12 anos, na Unidade de Acolhimento no município de Acaraú, considerando para isto a relação criança-criança, criança-instituição e criança-instituição-família-comunidade. O projeto é executado pelo Instituto da Infância e conta com financiamento da Fundação Telefônica Vivo. Público Alvo: profissionais…

Saiba mais

Projeto Elo de Saberes

O Projeto Elo de Saberes, em 2016, teve como objetivo fomentar saberes de competência leitora e midiática para garantir direitos e melhoria de aprendizagem das crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Acaraú/CE, a fim de proporcionar uma melhor atuação no mundo globalizado. Sua continuidade em 2017 busca fomentar a efetivação e disseminação…

Saiba mais

Projeto Compromisso Vivo

O Projeto Compromisso Vivo: Direito da Criança e do Adolescente, é uma parceria do Instituto da Infância – IFAN e Fundação Telefônica, com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú. O norte do Estado do Ceará é onde esta localizado o projeto. Mais precisamente na micro região do Vale do Acaraú. OBJETIVO Fomentar fatores protetores…

Saiba mais

Projeto Parques Infantis

O Programa Parques Infantis – PPI representa um caminho para repensar a Infância e, em especial, a infância rural. Consistindo na construção de Parques Infantis, oferece lazer e interação à família, comunidade, mobilizando-as em torno de questões concernentes à criança. Os motivos que levaram à realização do programa: – Possibilidade de atuar com a educação…

Saiba mais

Projeto Estação do Brincar

Foi demandado ao IFAN em 2006, a elaboração de uma proposta de intervenção, em consonância com a temática da Transição Escolar e paradigmas do Programa Infância Rural do Nordeste (PIRN – FBvL – IFAN)) novas diretrizes pra Educação Infantil rural do município de Redenção. Partindo das demandas e potencialidades detectadas no Diagnóstico Situacional desenvolvido pelo…

Saiba mais

Projeto Brincar Vir-Ver

É um Projeto do Instituto da Infância – IFAN em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos – SDH para o desenvolvimento de ações junto às mães presidiárias do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF e seus filhos até 11 anos. OBJETIVO GERAL DO PROJETO Fomentar o fortalecimento os vínculos afetivos e…

Saiba mais

Projeto Hora do Jogo

O Projeto Hora do Jogo é um projeto de educação não formal complementar a educação formal para crianças de 7 a 12 anos com foco, em temáticas da resiliência, da metodologia lúdica e da participação infantil. Com o apoio do Fundos Juntos Pela Educação (Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE). O projeto tem como…

Saiba mais