A Kindernothilfe e.V. (KNH) foi fundada em 1959 na Alemanha como agência de cooperação para o desenvolvimento que se engaja em prol dos direitos de crianças e adolescentes. O propósito da KNH é melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes em situações de pobreza e violação de direitos. Atualmente, a KNH promove cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes em 31 países da África, Ásia e América Latina.

A KNH não implanta projetos diretamente, mas apoia organizações não governamentais programática e financeiramente  com o objetivo de empoderar tanto crianças, adolescentes e famílias que vivem em condições de maior exclusão e vulnerabilidade, como também a sociedade civil. Desta forma, a KNH contribui para transformações sustentáveis que se manifestam na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias, contribuindo também para a efetivação de direitos.

A KNH trabalha no Brasil há 46 anos atualmente mantém convênios de cooperação com cerca de 35 organizações não governamentais no Brasil. Hoje está localizada em duas capitais Belo Horizonte e Recife, por meio de seus dois escritórios locais, responsáveis por assessorar e acompanhar projetos nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.