Guia Metodológico: O Brincar

O Guia Metodológico: o brincar como estratégia de fortalecimento de vínculos e de convivência familiar nas unidades de privação de liberdade resultou da execução do Projeto Brincar Vir-Ver no Instituto Penal Auri Moura Costa, no Estado do Ceará, junto às mães presidiárias e seus filhos até 11anos. Este projeto foi realizado pelo Instituto da Infância – IFAN, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará – SEJUS, com início em janeiro de 2012 e término em outubro de 2013.
O Guia abordará o contexto no qual o referido Projeto se desenvolveu, os paradigmas conceituais norteadores e o protocolo de atendimento às mães encarceradas e seus filhos até 11 anos que se encontram fora do cárcere (residindo com familiares, conhecidos e/ou entidades de acolhimento institucional). É importante ressaltar que o Projeto Brincar Vir-Ver também atendeu os bebês nascidos durante o encarceramento da mãe e que permanecem com elas até os 18 meses.

Autor | Instituto da Infância – IFAN
Data da publicação | 2013
Idiomas | Português
PDF |  5 MB

 

 

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Caminhos Lúdicos - Uma Experiência Prática de Participação Infantil
Caminhos Lúdicos é uma ação realizada no bairro Vila Velha II em Fortaleza, capital do estado do Ceará que se localiza na região Nordeste do Brasil. Esta ação é integrante do Projeto Atitude Legal que atende crianças em 6 escolas e no Centro de Integração Social deste bairro. Inicialmente participaram desta ação 111 crianças da escola Herondina Lima Cavalcante. A ação Caminhos Lúdicos tem o objetivo de promover a participação infantil na transformação dos caminhos percorridos pelas crianças de casa à escola, para que estes se tornem mais seguros e saudáveis, agregando o lúdico para elas e seus familiares, atenuando o estresse tóxico que estas crianças passam com violência doméstica e violência urbana.
A ação foi realizada entre os meses de agosto a novembro de 2019 e constou de dois momentos: primeiramente foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa na qual as crianças, dentre outros, apontaram pontos positivos e pontos negativos nos caminhos por elas percorrido de suas casas à escola.
A partir dos resultados da pesquisa foi traçado então o segundo momento da ação que foi composta por 3 oficinas. Inicialmente, na oficina Mapa Mental as crianças representaram com desenho os caminho que elas percorriam até a escola; na outra oficina num passeio no entorno da escola elas utilizaram a câmera fotográfica para registrarem aspectos desse caminho que, para elas precisariam mudar como, por exemplo, praças e brinquedos danificados, presença de lixo, ausência de natureza, ruas e calçadas esburacadas, dentre outros. O passeio foi feito à pé e por meio de trenzinho de transporte de crianças. Por fim, as fotos registradas pelas crianças foram impressas e as crianças realizaram intervenções nos espaços através de desenhos, colagens, pintura, indicando como realmente
elas gostariam que fosse aquele espaço.
Neste portfólio estão compiladas, através das imagens por elas produzidas, suas ideias e desejos para os espaços públicos da comunidade da qual participam.
 
Autor | Instituto da Infância – IFAN
Data da publicação | Fev/2020
Idiomas | Português
PDF |  68 MB

 

 

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